A importância da manutenção dos equipamentos de proteção e combate a incêndios
Mais do que uma exigência legal, a manutenção preventiva é uma forma de assegurar que, em caso de emergência, todos os dispositivos atuem de maneira eficaz e imediata.
11/13/20251 min read


Manter os equipamentos de proteção e combate a incêndios em perfeito estado de funcionamento é uma das principais medidas para garantir a segurança de pessoas e patrimônios.
Extintores, hidrantes, sistemas de alarme e detecção de fumaça, mangueiras e sinalizações devem ser inspecionados periodicamente por profissionais capacitados. Com o tempo, fatores como umidade, poeira, variações de temperatura e manuseio inadequado podem comprometer o desempenho desses equipamentos, colocando em risco toda a estrutura e as pessoas que nela circulam.
Além disso, manter a manutenção em dia demonstra compromisso com a segurança e responsabilidade empresarial. Uma empresa que zela por seus colaboradores e clientes também evita penalidades e garante conformidade com as normas técnicas vigentes, como a NBR 12962 e a NR-23, que tratam da prevenção e combate a incêndios.
Investir em manutenção periódica é investir em tranquilidade. Equipamentos revisados e em pleno funcionamento podem ser decisivos para conter um princípio de incêndio antes que ele se torne uma tragédia.

